CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL
SOBER NORDESTE
Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural no Nordeste em Tempos de Crise
22 a 24 de novembro de 2017.

Grupos


GRUPOS DE TRABALHO

 
GRUPO 1 - Políticas Públicas e Reforma Agrária

Coordenadora Titular: Drª. Fernanda Viana de Alcântara (UESB)
Coordenadora Adjunto: Me. Sara Julliane Ribeiro Assunção (UNIT)
E-mail:gt1politicaspsober2017@gmail.com
 
Os trabalhos submetidos a este grupo devem abordar as políticas públicas aplicadas no espaço rural brasileiro e seus efeitos para o desenvolvimento da agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); o Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (PAPP); Extensão Rural, entre outros. Devem-se considerar as unidades familiares, os assentamentos de Reforma Agrária, a geração e transferência de renda e a segurança alimentar no campo, discutindo sua efetividade, avanços e bloqueios para o desenvolvimento rural. É necessário destacar também o papel dos diversos atores sociais e instituições como: agricultores familiares, camponeses, movimentos sociais, sindicatos dos trabalhadores rurais, bancos, cooperativas e associações importantes na condução desses processos, assim como, a participação ou omissão de diferentes instâncias do poder público em nível nacional, estadual e municipal.

Palavras - chave: Políticas Públicas, Agricultura Familiar, Campesinato, Assentamentos Rurais, Organização Social, Geração e Transferência de Renda, Segurança Alimentar e Redução da Pobreza.
 

GRUPO 2 - Agroecologia e Sustentabilidade
 
Coordenador Titular: Dr. Hélio Mário (UFS)
Coordenador Adjunto: Dr. Luciano Ricardio de Santana Souza (UFS)
E-mail: gt2agroesustesober17@gmail.com
 
A relação ambiente e agricultura a fim de pensar práticas sustentáveis nos territórios é uma necessidade cada vez mais premente na atualidade, mas que ainda não são plenamente incorporadas às atividades produtivas em toda sua cadeia. Entender como essas práticas vem sendo desenvolvidas e que impactos socioambientais produzem e como as dinâmicas produtivas estão incorporando a sustentabilidade como princípio orientador de suas atividades é o que se espera debater neste Grupo de Trabalho. Nesse sentido, espera-se contemplar pesquisas que abordem os seguintes eixos discursivos: Sustentabilidade? Políticas públicas ambientais e territoriais? Serviços Ambientais e inovação sustentável? Práticas produtivas sustentáveis? Impactos dos agrotóxicos e dos transgênicos? Estratégias de conservação dos recursos naturais? Impactos das mudanças climáticas nos territórios rurais e na produção agrícola? Práticas de gestão socioambiental? Impactos produtivos das dinâmicas produtivas tradicionais e modernas nos territórios rurais: agricultura, agroecologia, energia e outras? Relações sociedade e ambiente: estilos de vida, organização social e padrões de consumo? Populações, Risco e Vulnerabilidade Socioambiental? Novas metodologias, métodos, ferramentas, Materiais, processos e produtos sustentáveis.
 
Palavras - chave: Sustentabilidade, Políticas Público-Ambientais, Conservação de Recursos Naturais, Agroecologia, Gestão Socioambiental, Mudanças Climáticas, Territórios Rurais, População e Vulnerabilidade, Práticas Sustentáveis Produtivas, Sustentabilidade Rural.
 

GRUPO 3 - Agricultura Familiar e Ruralidade
 
Coordenadora Titular: Drª. Ana Emilia de Quadros Ferraz (UESB)
Coordenadora Adjunta: Drª. Márcia Maria de Jesus Santos (UFS)
 E-mail: gt3agricruralsober17@gmail.com
 
A agricultura familiar e sua diversidade exercem grande relevância para e economia nacional e para o desenvolvimento rural, neste grupo de trabalho, prioriza artigos que enfatizem tal temática e os seus respectivos desdobramentos. A importância da abordagem do complexo conjunto de elementos que envolvem o mundo rural está diretamente relacionada com multiplicidade de circunstâncias retratadas na agricultura familiar e na ruralidade que dinamizam o rural brasileiro, tendo reflexos desde as esferas socioeconômicas às culturais e ambientais. Dentre os temas a serem considerados neste eixo se destacam: multifuncionalidade do espaço rural. Diversidade e amplitude da agricultura familiar. Agricultura familiar e campesinato: aspectos conceituais e teóricos. Agricultura familiar e mudanças sociotécnicas, como inovação, empreendedorismo e gestão. Agricultura familiar e mudanças climáticas. Processos de diversificação socioeconômicos e sistemas de produção. Agricultura familiar e fixação do jovem no campo. Agricultura familiar e gênero. Estratificação e diferenciação social. Agricultura familiar e integração aos mercados e comercialização. Relações dos agricultores familiares com o sistema agroalimentar. Modernização da agricultura familiar. Agricultura familiar e sistemas agroindustriais. Processos de integração e exclusão social. Formas de resistência e estratégias de reação dos agricultores. Inserção e ampliação das inovações tecnológicas no rural. Funcionalidade da pluriatividade e das atividades não agrícolas na reprodução da agricultura familiar. A agricultura familiar e sustentabilidade ambiental. Politização dos agricultores familiares e organizações sindicais. Políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Ruralidade e Integração.
 
Palavras - chaves: Agricultura Familiar e Campesinato, Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, Multifuncionalidade do Campo, Pluriatividade, Relações de Trabalho, Comercialização e Mercados, Cooperativismo e Associativismo, Integração Agroindustrial, Sustentabilidade e Práticas Agroecológicas, Empreendedorismo, Inovação e Gestão, Especificidades do Campo Brasileiro e do Nordeste.

 
GRUPO 4 - Gestão, Governança e Inovação no Meio Rural
 
Coordenador Titular: Dr. Dean Lean Hansen (UFS)
Coordenador Adjunto: Dr.Volnandy de Aragão Brito (UFS)
E-mail: gt4gestegovsober17@gmail.com
 
Políticas e estratégias de desenvolvimento regional e local. Formas de organização e ação coletiva no meio rural. Modernização, desenvolvimento tecnológico e inovação nas atividades rurais. Efetividade de políticas públicas e sustentabilidade. Estratégias de governança, gestão, ciência, tecnologia e inovação no meio rural. Gestão e governança territorial no processo de desenvolvimento rural. Arranjos institucionais e gestão do desenvolvimento. Redes de cooperação, ação social, conhecimento e inovação. Ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento regional e local. Produção e transferência de conhecimento. Inovação, desenvolvimento e políticas de CT&I. Aprendizado regional rural.

Palavras - chave: Gestão Social, Políticas Sociais, Estado, Estratégias de Governança, Participação, Cidadania.
 

GRUPO 5 - Associativismo e Cooperativismo no Mundo Rural

Coordenador TitularDr. Marcelo Alves Mendes (UFS)
Coordenador AdjuntoDr. Manoel Moacir Costa Macedo (EMBRAPA)
E-mail:gt5assocecoopsober17@gmail.com

Este grupo trata de estudos sobre associativismo e cooperativismo no desenvolvimento econômico e social no meio rural. A partir desse enfoque se destacam os estudos sobre as associações, cooperativas, empreendimentos econômico solidários, condomínios, além das demais formas organizativas de caráter econômico-produtivo existentes no meio rural. Nesse sentido, são contemplados nesse Grupo de Trabalho os estudos do processo de gestão destas organizações, o papel do Estado e as políticas públicas que incidem sobre elas, a formação de redes solidárias de cooperação econômica, os efeitos das ações socioeconômicas do cooperativismo e das demais formas de organização econômica no desenvolvimento local/rural.

Palavras - chave: Associativismo, Cooperativismo, Empreendedorismo, Economia Solidária, Capital Social, Governança, Empreendimento Econômico Solidário, Organizações, Redes, Balanço Social, Contabilidade Social, Ação Coletiva.
  

GRUPO 6 - Agronegócio, Mercados e Comercialização

Coordenador Titular: Dr. Ricardo Oliveira Lacerda de Melo (UFS)
CoordenadoraAdjunta: Drª. Diana Mendonça de Carvalho (UFS)
E-mail: gt6agronecomercsober17@gmail.com



Este Grupo trata das análises de mercado de produtos agropecuários, envolvendo estudos de oferta e demanda e sua interação com custos, renda, preços ao produtor e ao consumidor. São contemplados também estudos que mensuram as estruturas dos mercados agropecuários e examinam os efeitos da falta de concorrência sobre o bem-estar de produtores e de consumidores. Inclui ainda pesquisas relacionadas à mensuração de elasticidades de transmissão de preços e margens de comercialização; análise das formas de comercialização agropecuária, das flutuações nas condições de mercado e de seus impactos sobre oscilações de preços; além do papel dos instrumentos de gerenciamento de riscos, incluindo mercados de futuros e políticas de comercialização.
 
 
Palavras - chave: Organizações, Agronegócio, Gestão do Conhecimento, Economia de Empresas, Finanças Empresariais, Comercialização e Marketing, Coordenação, Custos, Competitividade, Planejamento.


 
GRUPO 7 - Tecnologias e Extensão para o Campo

Coordenador Titular: Dr. Alceu Pedrotti(UFS)
CoordenadorAdjunto: Me. Ramon Oliveira Vasconcelos (UFS)
E-mail: gt7tecneextensober17@gmail.com
 
O grupo de trabalho Tecnologia, Inovação e Extensão para o campo tem por objetivo proporcionar um espaço de discussão onde os pesquisadores vinculados às diversas instituições de pesquisa, públicas e privadas. Poderão ser apresentar estudos que reflitam sobre o desenvolvimento, a inovação, a cultura, a extensão e transferência de tecnologias para a agricultura brasileira e suas principais cadeias produtivas. Este grupo abrigará os trabalhos técnico-científicos relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento e promoção da avaliação de impactos das tecnologias agropecuárias e agroindustriais; biotecnologia; comunicação rural e tradução cultural; educação e extensão rural; gestão do conhecimento; inovação tecnológica; investimentos em PD&I; nanotecnologia; pesquisa pública e privada; sistemas de informação; transgênia e segurança dos alimentos.
 
Palavras - chave: Avaliação de Impactos, Comunicação Rural e Tradução Cultural, Educação e Extensão Rural, Transferência de Tecnologia, Inovação, Biotecnologia, Transgênicos, Alimento Seguro, Tecnologias Emergentes, Pesquisa Agropecuária, Gestão do Conhecimento.
 

GRUPO 8 - Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional

Coordenadora Titular: Drª. Josefa de Lisboa Santos (UFS)
Coordenadora Adjunta: Drª. Leide Maria Reis dos Santos (UFS)
E-mail: gt8desenvruralsober17@gmail.com
 
Estudo sobre a noção de desenvolvimento rural, territorial e regional, tendo como destaque os aspectos positivos e negativos das políticas públicas e o arranjo institucional; a importância da política territorial, em que o Colegiado torna-se um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada; os mecanismos de desenvolvimento regional visando reduzir as assimetrias entre as regiões.
 
Palavras - chave: Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Territorial, Políticas de Desenvolvimento, Dinâmicas Urbano-Regionais
 

GRUPO 9 - Turismo Rural e Políticas Públicas

Coordenador Titular: Dr. José Wellington Carvalho Villar (UFS)
Coordenador Adjunto: Me. Givaldo Santos de Jesus (UFS)
E-mail: gt9turismoeppsober17@gmail.com
 
O (novo) rural brasileiro, a partir da década de 1990, vem se configurando como um espaço favorável ao surgimento de atividades alternativas capazes de complementar a renda das famílias rurais, além de serem coadjuvantes do desenvolvimento territorial rural. O turismo rural, nessa perspectiva, surge como uma possibilidade de renda complementar, além de atender a demanda crescente de turistas (urbanos), que buscam por áreas rurais para fugir do estresse que deteriora a vida moderna nos centros urbanos. Esses inconvenientes, associados ao desejo de estar em contato com a natureza, vêm provocando mudanças consideráveis na preferência das pessoas em relação à escolha de roteiros de viagens, o que favorece destinos nos quais se possa intensificar o contato com a natureza, aliando aspectos da cultura com o meio ambiente e a inserção da comunidade local. A agricultura familiar, nessa perspectiva, assume papel relevante no desenvolvimento do turismo no meio rural, fortalecendo os laços de identidade do campo e a autoestima dos moradores, que devem assumir o papel de atores nesse processo. Os temas estudados neste Grupo de Trabalho objetivam favorecer a discussão para uma melhor compreensão das dimensões do turismo e do turismo rural; da perspectiva e das limitações do turismo rural no Nordeste brasileiro; discutir e analisar o papel das políticas públicas no desenvolvimento rural e desse (novo) segmento de turismo; compreender o papel do poder público e das famílias rurais nesse processo.
 
Palavras - chave: Turismo Rural, Políticas Públicas, Atividades Plurais, Desenvolvimento Local
 
 
GRUPO 10 - Temas Emergentes e Transversais

Coordenador (a): Drª. Sônia de Souza Mendonça Menezes (UFS)
Coordenador (a): Me. Elis Regina Silva dos Santos Oliveira(UFS)
E-mail: gt10temasemergsober17@gmail.com
 
Este Grupo agrega os trabalhos relacionados a temas emergentes, fronteiriços e afins que não estejam contemplados nos GTs temáticos, mas que tenham contribuições relevantes para desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural), e suas correlatas, fornecendo também subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para os setores agrícola, agroindustrial e para áreas rurais.
 


 

veja mais




© 2017 - SOBER NORDESTE. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por SWS - Desenvolvimento web